Para obtenção do título de Mestre no Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada, o aluno deve cumprir os seguintes requisitos:

  1. Completar, no mínimo, 56 (cinquenta e seis) créditos em atividades acadêmicas, sendo, no mínimo:

    Os 8 (oito) créditos referentes a Atividades Complementares poderão ser obtidos por:

    • Disciplinas de seminários, limitado a um total de 4 créditos
    • Estágio docência, limitado a um total de 4 créditos
    • Disciplinas de pós-graduação da área de Matemática/Matemática Aplicada
    • Minicursos em nível de pós-graduação na área de Matemática/Matemática Aplicada, limitado a um total de 4 créditos.
  2. Ser aprovado em Exame de Proficiência na Língua Inglesa;
  3. Ser aprovado no Exame de Qualificação.

{slider title="Exame de proficiência na língua inglesa"}

O exame de proficiência na língua inglesa, consiste de uma avaliação escrita elaborada por um(a) docente do Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada da Unifesp, que visa a aferir a capacidade de compreensão e elaboração de textos básicos na língua inglesa.  Essas avaliações são oferecidas duas vezes por ano.

Para realizar o exame de proficiência que será oferecido em 17 de maio de 2024, por favor, acesse esse formulário e faça a sua inscrição.

{slider title="Exame de qualificação"}

O exame de qualificação do mestrado, constitui-se da realização de avaliações escritas das seguintes disciplinas:

  • Álgebra Linear ou Álgebra Linear Computacional e
  • Análise no ℝn I.

Estas avaliações são oforecidas duas vezes por ano. Cada estudante tem um prazo de até 3 semestres para ser aprovado(a) no exame de qualificação.
As normas para o exame de qualificação são dadas na Resolução 05/2019. Exames de qualificação já aplicados podem ser obtidos nessa pasta.

{slider title="Dissertação de Mestrado"}

A dissertação de mestrado é o texto resultante de trabalho supervisionado, que demonstre capacidade de sistematização crítica do conhecimento acumulado sobre o tema tratado e de utilização de métodos e técnicas de investigação científica, tecnológica na área de matemática, visando desenvolvimento acadêmico ou profissional.

A comissão julgadora da dissertação deverá ser composta por 3 membros titulares, 2 suplentes que substituirão algum membro titular em caso de impedimento e 1 presidente que coordenará os trabalhos.

O orientador deverá ser o presidente da Comissão Julgadora, que não arguirá o candidato e não emitirá parecer. Na falta ou impossibilidade do orientador, a CEPG designará um substituto. Entre os membros titulares da Comissão Julgadora não poderá figurar o orientador nem o(s) coorientador(es).

A elaboração da dissertação de mestrado deverá seguir o template desenvolvido especificamente para o programa.

{/sliders}