2º SEMESTRE DE 2024

Inglês: formulário de inscrição
Qualificação: em breve

Slider

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada (PPGMAT) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) teve seu início em 2015.  O corpo docente que implementou esse programa de pós-graduação consistia de presquisadores contratados após a criação do campus São José dos Campos da Unifesp, em 2007, resultado da expansão das universidades federais.

O PPGMAT possui seis linhas de pesquisa, concentradas tanto em Matemática Pura, quanto em Matemática Aplicada:

• Álgebra
  • Análise
  • Geometria e Dinâmica
  • Matemática Discreta
  • Métodos de Matemática Aplicada
  • Otimização

Além disso, o PPGMAT orienta-se pelos seguintes objetivos: desenvolver pesquisa de alta qualidade na área de matemática e matemática aplicada; formar e aprimorar profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento matemático para a atuação em ensino e pesquisa, atendendo às demandas do sistema universitário nacional; e colocar o aluno em contato com diferentes aspectos da Matemática, fornecendo-lhe cultura matemática suficiente ao ponto de habilitá-lo a aplicar seus conhecimentos em problemas e pesquisas que requeiram o uso da Matemática em problemas teóricos ou práticos.

Espera-se que o egresso desse programa de Mestrado em Matemática Pura e Aplicada tenha o seguinte perfil:

• Aptidão para ministrar disciplinas em nível de graduação e pós-graduação, podendo atuar em universidades da região ou em outras instituições de ensino;
  • Capacitação para pleitear uma formação em nível de doutorado em Matemática, Matemática Pura e Aplicada ou áreas afins;
  • Maturidade e independência para exercer atividades profissionais que requeiram aplicaçao da matemática a problemas científicos ou técnicos.